Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (1tm 4;12)

20.7.10

A sabedoria

(clicando acima vai direto ao site da nova versão na liguagem de hoje, usada para fazer o estudo.)


Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. (ver.7) 
Primeiramente é preciso esclarecer que existe dois tipo de temor, o bom e o mal, o bom vem de respeitar, e o mal de ter medo, neste caso o versículo quer dizer que devemos respeitar, e ter reverencia perante Deus. 
Dos versículos 10 á15, Deus nos diz para tomar-mos cuidado com as pessoas que andamos, e com os que elas nos chamam pra fazer. Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. (ver.15)
Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.(ver.20) Precisamos ouvir a voz de Deus, e aceitar o que ele nos ensina.Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão?(ver.22).
 Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.(ver.23) Quem ouvir o que Deus nos diz  e obedecer, ele dividirá a sabedoria, isso é  tremendo!
porém, os que rejeitam a sabedoria são tolos, não têm juízo e são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. (ver.32)
porém, aquele que o escutar, terá segurança e não terá motivo para ter medo de nada. (ver.33)


Então o escute, e o obedeça e serás recompensado! Não sejam tolos para que um dia ouçam: Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o SENHOR. Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. (ver.29-31)


Que Deus os abençoe hoje e sempre, amém!


Por: Mariana Rivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário