Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (1tm 4;12)
25.7.10
Testemunho Cristão : Não siga a Multidão
“Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém” (Provérbios 4:14-16)
“Meu nome é Patrícia, tenho 17 anos, e encontro-me no momento quase sem forças, mas pedi para a enfermeira Dane, minha amiga, escrever esta carta que será endereçada aos jovens de todo o Brasil, antes que seja tarde demais:”
“Eu era uma jovem ‘sarada’, criada em uma excelente família de classe média alta de Florianópolis. Meu pai é Engenheiro Eletrônico de uma grande estatal e procurou sempre para mim e para meus dois irmãos dar tudo de bom e o que tem de melhor, inclusive liberdade que eu nunca soube aproveitar.
Aos 13 anos participei e ganhei um concurso para modelo e manequim para a Agência Kasting e fui até o final do concurso que selecionou as novas paquitas do programa da Xuxa. Fui também selecionada para fazer um Book na Agência Elite em São Paulo.
Sempre me destaquei pela minha beleza física, chamava a atenção por onde passava. Estudava no melhor colégio de ‘Floripa’, Coração de Jesus. Tinha todos os garotos do colégio aos meus pés.
Nos finais de semana frequentava shoppings, praias, cinema, curtia com minhas amigas tudo o que a vida tinha de melhor a oferecer às pessoas saradas, física e mentalmente.
Porém, como a vida nos prega algumas peças, o meu destino começou a mudar em outubro de 2004. Fui com uma turma de amigos para a OKTOBERFEST em Blumenau. Os meus pais confiavam em mim e me liberaram sem mais apego. Em Blumenau, achei tudo legal, fizemos um esquenta no ‘Bude’, famoso barzinho na Rua XV.
À noite fomos ao ‘PROEB’ e no ‘Pavilhão Galego’ tinha um show maneiro da Banda Cavalinho Branco. Aquela movimentação de gente era ‘trimaneira’. Eu já tinha experimentado algumas bebidas, tomava escondido da minha mãe o Licor Amarula, mas nunca tinha ficado bêbada. Na quinta feira, primeiro dia de OKTOBER, tomei o meu primeiro porre de CHOPP.
Que sensação legal! Curti a noite inteira ‘doidona’, beijei uns 10 carinhas, inclusive minhas amigas colocavam o CHOPP numa mamadeira misturado com guaraná para enganar os ‘meganha’, porque menor não podia beber; mas a gente bebeu a noite inteira e os ‘otários’ não percebiam.
Lá pelas 4hs. da manhã, fui levada ao Posto Médico, quase em coma alcoólico, numa maca dos Bombeiros… Deram-me umas injeções de glicose para melhorar. Quando fui ao apartamento quase ‘vomitei as tripas’, mas o meu grito de liberdade estava dado. No dia seguinte aquela dor de cabeça horrível, um mal estar daqueles como tensão pré-menstrual. No sábado conhecemos uma galera de S. Paulo, que alugaram um ‘ap’ no mesmo prédio. Nem imaginava que naquele dia eu estava sendo apresentada ao meu futuro assassino. Bebi um pouco no sábado, a festa não estava legal, mas lá pelas 5:30 hs. da manhã fomos ao ‘ap’ dos garotos para curtir o restante da noite.
Rolou de tudo e fui apresentada ao famoso baseado ‘Cigarro de Maconha’, que me ofereceram.
No começo resisti, mas chamaram a gente de ‘Catarina careta’, mexeram com nossos brios e acabamos experimentando. Fiquei com uma sensação esquisita, de baixo astral, mas no dia seguinte antes de ir embora experimentei novamente. O garoto mais velho da turma o ‘Marcos’, fazia carreirinho e cheirava um pó branco que descobri ser cocaína. Ofereceram-me, mas não tive coragem naquele dia. Retornamos a ‘Floripa’ mas percebi que alguma coisa tinha mudado, eu sentia a necessidade de buscar novas experiências, e não demorou muito para eu novamente deparar-me com meu assassino ‘DRUGS’.
Aos poucos, meus melhores amigos foram se afastando quando comecei a me envolver com uma galera da pesada, e sem perceber, eu já era uma dependente química, a partir do momento que a droga começou a fazer parte do meu cotidiano.
Fiz viagens alucinantes, fumei maconha misturada com esterco de cavalo, experimentei cocaína misturada com um monte de porcaria.
Eu e a galera descobrimos que misturando cocaína com sangue o efeito dela ficava mais forte, e aos poucos não compartilhávamos a seringa e sim, o sangue que cada um cedia para diluir o pó.
No início a minha mesada cobria os meus custos com as malditas, porque a galera repartia e o preço era acessível. Comecei a comprar a ‘branca’ a R$ 10,00 o grama, mas não demorou muito para conseguir somente a R$ 20,00 a boa, e eu precisava no minimo de 5 doses diárias.
Saía na sexta-feira e retornava aos domingos com meus ‘novos amigos’. Às vezes a gente conseguia o ‘extasy’, dançávamos nos ‘Points’ a noite inteira e depois… farra!
O meu comportamento tinha mudado em casa, meus pais perceberam, mas no início eu disfarçava e dizia que eles não tinham nada a ver com a minha vida…
Comecei a roubar em casa pequenas coisas para vender ou trocar por drogas… Aos poucos o dinheiro foi faltando e para conseguir grana fazia programas com uns velhos que pagavam bem. Sentia nojo de vender o meu corpo, mas era necessário para conseguir dinheiro. Aos poucos toda a minha família foi se desestruturando. Fui internada diversas vezes em Clínicas de Recuperação. Meus pais, sempre com muito amor, gastavam fortunas para tentar reverter o quadro. Quando eu saía da Clínica aguentava alguns dias, mas logo estava me picando novamente. Abandonei tudo: escola, bons amigos e família. Em dezembro de 2007 a minha sentença de morte foi decretada – descobri que havia contraído o vírus da AIDS, não sei se me picando, ou através de relações sexuais muitas vezes sem proteção.
Devo ter passado o vírus a um montão de gente, porque os homens pagavam mais para transar sem camisinha.
Aos poucos os meus valores, que só agora reconheço, foram acabando – família, amigos, pais, religião, Deus, até Deus, tudo me parecia ridículo.
Meu pai e minha mãe fizeram de tudo, por isso nunca vou deixar de amá-los.
Eles me deram o bem mais precioso que é a vida e eu a joguei pelo ralo. Estou internada, com 24 kg, horrível, não quero receber visitas porque não podem me ver assim, não sei até quando sobrevivo, mas do fundo do coração peço aos jovens que não entrem nessa viagem maluca… Você com certeza vai se arrepender assim como eu, mas percebo que é tarde demais pra mim.”
Obs.: Patrícia encontrava-se internada no Hospital Universitário de Florianópolis e a enfermeira Danelise, que cuidava dela, comunicou que Patrícia veio a falecer 14 horas mais tarde depois que escreveram essa carta, de parada cardíaca e respiratória em consequência do vírus da AIDS.
REFLEXÃO: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça… ” (Êxodo 23:2-3)
“Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém”
(Provérbios 4:14-16)
10 Erros que os jovens não podem cometer
1. NÃO LEVAR A SÉRIO A LEI DA SEMEADURA. (Gl 6:7)
A) Semear é opcional, colher é obrigatório.
B) Tudo na vida é uma questão de semeadura.
C) Quem semeia honra colhe longevidade.
D) Palavras são sementes que lançamos no solo do coração da pessoas.
2. DAR MAIS VALOR À APARÊNCIA FÍSICA, DO QUE PARA A BELEZA DO CARÁTER. (1 Pe 3:2-4)
A) Não basta ter casca, mas não ter conteúdo.
B) Não basta ser aplaudido pelos homens, e não ser aprovado por Deus.
C) Quem você é, é mais importante do que aquilo que você faz.
D) Talento é um dom, caráter uma escolha.
3. NÃO PROTEGER A ÁREA DA SUA VIDA QUE É MAIS VULNERÁVEL AO PECADO. (Mt 26:41)
A) Sansão terminou sua vida de forma trágica, porque brincou onde não deveria brincar. Sansão flertou com o pecado, brincou com a tentação.
B) Ele não protegeu seu ponto fraco.
C) Qual é o seu ponto fraco, comer demais, falar demais, o sexo ilícito, o temperamento, a Ira, o dinheiro, a pornografia etc…
4. NÃO TER COMPROMISSO COM UMA LISTA DE PRIORIDADES ORDENADAS. (Mt 6:33)
A) O que deve vir em primeiro lugar na vida de alguém que nasceu de novo, que serve ao Senhor?
B) Diz a Palavra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus…”
5. NÃO INVESTIR NO SEU FUTURO.
A) Quem pensa só no momento, amanhã sofrera com a dor do arrependimento.
B) Planejar significa pensar antecipadamente.
C) Quem investe no seu futuro, tem visão, sabe aonde quer chegar, tem objetivos na vida.
6. NÃO INVESTIR NO SEU CRESCIMENTO PESSOAL.
A) Quem escolhe a mediocridade, não se destaca e sua história nunca será contada.
B) Não há crescimento sem pré-disposição para as mudanças necessárias.
C) Não há crescimento sem a dor da disciplina. Aceite a dor da disciplina para não chorar com a dor do arrependimento.
7. FAZER PORQUE TODOS ESTÃO FAZENDO. (1 Co 10:23)
A) Quem faz só porque todos estão fazendo, não tem opinião própria e nem personalidade.
B) Suas decisões revelam qual é o seu código de valores.
C) Seu código de valores revela a qualidade do seu caráter.
D) O jovem que tem um caráter cristão decide sempre com base em princípios, ainda que a maioria esteja fazendo, se é contra as escrituras ele não faz.
8. NÃO PERDOAR OS PAIS… (Mt 18:21,22)
A) Pais ausentes. (Nunca tem tempo para os filhos.)
B) Pais agressivos (Ele passou a cueca suja no rosto do filho. )
C) Pais que foram infiéis. (Ela pegou a mãe beijando outro na cozinha.)
D) Pais que abandonaram. (O pai foi embora, sem Dar satisfação à ninguém.)
E) Pais que são homossexuais. (A mãe abandonou o pai e foi morar com outra mulher.)
F) Pais que abusaram dos filhos física ou psicologicamente. (Com 7 anos ela foi abusada pelo pai.)
G) Pais alcoólatras – (Meu pai FICA irreconhecível quando chega embriagado.)
Quem não perdoa:
· Destrói a Ponte que um dia vai precisar usar.
· Desenvolve um câncer na alma.
· Nunca vai experimentar o milagre da transformação em sua Casa.
· Coloca-se debaixo da Ira de Deus.
· Não tem Paz.
· Abre uma brecha enorme na alma para a depressão.
· Não tem suas emoções conquistadas.
· Diz não para Deus e sim para o diabo.
· Vive como um prisioneiro dos sentimentos negativos.
9. SEMPRE TRANSFERIR A CULPA PARA ALGUÉM, NUNCA ASSUMINDO RESPONSABILIDADE. (Gn 3:10-13)
A) A sua vida é o resultado das escolhas que você faz.
B) Ninguém pode decidir por você.
C) Quando transferimos toda culpa para o diabo, não sentimos necessidade de mudar.
D) Não há mudança quando a pessoa não reconhece que precisa mudar.
10. NÃO TER PARCEIROS DE ORAÇÀO E NEM CONSELHEIROS .
A) Daniel, Ananias, Misael e Azarias eram parceiros de oração. (Dn 2:17,18)
B) Um conselho pode nos livrar do caminho da morte. (Pv 16:25; Pv.12:15; Pv 27:9).
C) A Bíblia diz que o cordão de três dobras não se quebra com facilidade. (Ec 4)
Deus abençoe!!
20.7.10
A sabedoria
Leia Provérbios 1:2-33.
(clicando acima vai direto ao site da nova versão na liguagem de hoje, usada para fazer o estudo.)
Primeiramente é preciso esclarecer que existe dois tipo de temor, o bom e o mal, o bom vem de respeitar, e o mal de ter medo, neste caso o versículo quer dizer que devemos respeitar, e ter reverencia perante Deus.
Dos versículos 10 á15, Deus nos diz para tomar-mos cuidado com as pessoas que andamos, e com os que elas nos chamam pra fazer. Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. (ver.15)
Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.(ver.20) Precisamos ouvir a voz de Deus, e aceitar o que ele nos ensina.Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão?(ver.22).
Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.(ver.23) Quem ouvir o que Deus nos diz e obedecer, ele dividirá a sabedoria, isso é tremendo!
porém, os que rejeitam a sabedoria são tolos, não têm juízo e são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. (ver.32)
porém, aquele que o escutar, terá segurança e não terá motivo para ter medo de nada. (ver.33)
Então o escute, e o obedeça e serás recompensado! Não sejam tolos para que um dia ouçam: Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer a Deus, o SENHOR. Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. (ver.29-31)
Que Deus os abençoe hoje e sempre, amém!
Por: Mariana Rivas.
19.7.10
Mais Que Vencedores! (Romanos 8:26–39)
“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (31). O homem precisa de livramento (7:24) que vem somente em Jesus Cristo (7:25). Uma vez resgatado da escravidão na carne, anda segundo o Espírito (8:1-4) como um filho e herdeiro de Deus (8:14-17). Ainda depois de receber a grande bênção da redenção, os filhos de Deus sofrem num mundo corrompido pelo pecado, esperando com paciência a libertação final (8:17-25).
Na situação atual do discípulo de Jesus, o que Deus faz para ajudar? Lembramos que ele faz “muito mais agora” para nos levar à salvação eterna (5:6-11). Estes últimos versículos de Romanos 8 nos asseguram que Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – continua ativo para nos proteger e nos salvar.
O Espírito Intercede por Nós (26-27)
Há momentos em que não achamos as palavras para expressar os nossos sentimentos. Se acontece na comunicação entre seres humanos, muito mais quando o homem tenta comunicar com Deus. O Espírito vai além das palavras para comunicar a Deus o que nós não conseguimos.
Deus Dá Tudo para Nos Salvar (28-33)
Em momentos de angústia, é difícil ser otimista. Mas, o servo de Deus pode olhar para além das dificuldades atuais e confiar na sabedoria do Deus eterno que o ama. Desde a eternidade, ele trabalha para o nosso bem. E ele não mede esforço! Deu seu próprio Filho para nos salvar e obviamente não recusará qualquer outra coisa que seja necessária para a nossa salvação. O terrível acusador foi expulso da presença de Deus (Apocalipse 12:10), e ninguém consegue condenar os herdeiros de Deus.
Jesus Também Intercede por Nós (34-39)
Jesus morreu, ressuscitou-se e está à destra do Pai intercedendo por nós! Ele venceu os inimigos, até a própria morte. Sabendo do poder ilimitado de Jesus, “Quem nos separará do amor de Cristo?” (35). Mesmo na hora de ser entregue ao matadouro, o cristão tem a confiança da vitória. Nenhum sofrimento e nenhuma criatura podem nos separar do amor de Cristo.
“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (37).
16.7.10
O.Q.J.F
Inicio este artigo fazendo-lhe a pergunta acima: O que Jesus Faria?
Em 2008 recebi um livro pequeno, mas com uma mensagem que fixou em
minha mente. O livro “Em seus passos que faria Jesus?” conta a história de pessoas pertencentes a uma igreja que decidiram viver em todas as situações da mesma forma que Jesus. Escrito por Charles Sheldon e publicado pela primeira vez em 1896, “Em seus passos o que faria Jesus?” tornou-se rapidamente um best seller mundial. Estima-se que, apenas em inglês, suas vendas superaram os 50 milhões de exemplares.
Este livro me fez lembrar a época de minha conversão, quando vários jovens cristãos apareceram na igreja usando uma pulseira com as iniciais “OQJF”, que significa “O Que Jesus faria?”.
Recordo-me que essa frase invadiu meus pensamentos e, por alguns instantes, me senti hipócrita. Quantas vezes achamos que estamos vivendo o “cristianismo”, mas na verdade não passamos nem perto de atitudes que Jesus teria em nosso lugar. Desde então, passei a escrever e pregar em congressos de juventude sobre o assunto, na intenção de despertar “nossa moçada” para Cristo.
Então, o que se deve fazer com essa pergunta? Imagine, por exemplo, Jesus levando uma fechada no trânsito e xingando mil palavras e fazendo gestos! Ou quem sabe cometendo nossos pecados, aqueles que ninguém vê. Visualize Jesus navegando na internet e acessando os sites que você tem costume de olhar ou digitando as palavras que você usa no MSN, etc. Será que Cristo faria o que fazemos em nosso namoro?
A verdade é que talvez você nunca parou para analisar friamente o que Paulo diz em Gálatas 2:20: “ ... agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”.
Será que estamos dispostos a abandonar nosso “velho homem” e renunciar algumas práticas que se fazem presentes em nossas vidas? Tipo: abandonar um namoro ilícito, deixar de furtar na empresa onde trabalha, parar de colar na escola ou faculdade, deixar de pensar no “eu” e realmente amar ao próximo e tantas outras coisas. Responda com sinceridade: quem é você quando ninguém está te olhado?
Querido jovem e adolescente batista, quero motivá-los a, sempre que depararem a uma situação como essa, perguntar a Jesus o que Ele faria nessa situação?! Certamente Ele nos dirá o que fazer, aliás, Ele sempre tem o melhor para nós.
Certa vez, o pastor da Igreja Batista do Barro Preto, em BH, Arlécio Franco Costa, disse em uma de suas mensagens, que jamais esquecerei: “Reputação é o que todos dizem de mim, caráter é o que sou quando ninguém está me olhando”.
Que Deus mude, através de seu Santo Espírito, seus passos, seu caráter e sua vida. Que você, jovem e adolescente, reflita a luz de Jesus em seus atos e exale o bom perfume de Cristo por onde andar. Aleluia!
Por: Pastor Michael Condé Prata a pedidos do mesmo.
*Jornalista e pastor da Primeira Igreja Batista
em Alvorada, Vila Velha/ES
Santificação
Deus Quer
Desde a criação, Deus quis um povo santo. Ele desejou uma comunhão especial com os homens que fossem capazes de andar com ele e falar com ele numa união especial. Mas a própria natureza de Deus estabelece limites para tal associação. Seu caráter santo não pode permitir ser contaminado pelo pecado e pela corrupção. Os homens só podem estar na sua presença se forem puros.
Adão e Eva andavam no mesmo jardim que Deus, e falavam com ele. Mas logo pecaram e perderam esta convivência especial. Foram expulsos do jardim do Éden separados de Deus o que foi a morte espiritual que Deus havia prometido como conseqüência do pecado (Gênesis 2:17; 3:23-24). Povo sem santidade não podia permanecer na presença do santo Deus.
Depois que gerações de pecadores morreram num mundo corrompido, Deus escolheu os descendentes de Abraão para serem um povo santo. Ele os separou da má influência dos senhores egípcios e preparou uma terra onde poderiam habitar livres da corrupção dos povos idólatras. Ele até mesmo lhes deu uma lei especial, que ressaltava a distinção entre o puro e o impuro. Deus explicou a necessidade da pureza deles quando lhes deu essa lei:
"Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo. . . Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo" (Levítico 11:44-45).
Contudo, o povo que Deus havia selecionado excepcionalmente e resgatado não permaneceu santo. Os israelitas repetidamente exibiram seu pecado aos olhos de Deus. Ele às vezes avisou que poderia entrar no meio da congregação pecaminosa e destruir o povo (Êxodo 33:5; Números 16:44-45). Por quê? Simplesmente porque não pode haver comunhão entre a santidade de Deus e a impureza do homem. O homem tem que ser purificado, ou morrerá (veja Isaías 6:1-7).
Deus ainda quer um povo santo, e providenciou, através de Cristo, o meio de purificar os pecadores para servirem-no. Os cristãos são o povo santo de Deus (1 Pedro 2:5,9). Aqueles que se dizem ser seguidores de Jesus deverão conduzir-se como um povo santificado e purificado da impureza do mundo.
A Santificação é Essencial para ter Comunhão com Deus
(2 Coríntios 6:14 - 7:1)
A igreja em Corinto estava rodeada de imoralidade e falsa religião. Os cristãos eram freqüentemente tentados a voltar às más práticas do mundo. Paulo entendeu esta tentação quando lhes escreveu cartas de encorajamento. Consideremos seu ensinamento em 2 Coríntios 6:14 - 7:1.
Paulo ensinou que o pecado não tem lugar na vida do cristão. Nos versículos 14 e 15 ele disse:
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?"
Encontramos nestes versículos uma lista de coisas que são totalmente opostas. Paulo não encoraja a nenhum tipo de compromisso. Ele não nos diz que um pouco de mal pode coexistir com a justiça. Em vez disso, mostra que não pode haver nenhuma tolerância do pecado na vida de um cristão. Os cristãos pecam (1 João 1:8,10), mas temos que admitir esses erros e procurar o perdão de Deus para manter a comunhão com ele (1 João 1:9; 2:1).
Certas religiões e filosofias orientais ensinam que o bem tem que ser contrabalançado pelo mal e que cada bem é manchado por alguma quantidade de mal. Tais idéias contradizem frontalmente o ensinamento da Bíblia. Bem e mal são distintos e não podem existir
Esta santificação é baseada em nossa relação com Deus. Paulo continuou nos versículos
"Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso."
O desejo básico de Deus permanece inalterado. Ele quer ter íntima comunhão com seu povo santo. Mas um Deus puro não pode ter amizade com pecado; portanto, temos que separar-nos do mal e da impureza. Mas, para que não vejamos isto como uma tarefa desagradável de renúncia, teremos que nos lembrar do grande privilégio que é descrito aqui, especialmente no versículo 18. O Deus Todo - poderoso do universo, nosso grande Criador e Redentor, quer ser nosso Pai. Os cristãos têm imenso privilégio de serem chamados filhos e filhas do próprio Deus!
Que faremos para aproveitar desta abençoada amizade com Deus? O primeiro versículo do capítulo 7 oferece a conclusão prática desta passagem:
"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifi-quemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aper-feiçoando a nossa santi-dade no temor de Deus."
Por causa do grande privilégio de sermos chamados filhos e filhas de Deus, temos que nos purificar de toda impureza. Não apenas 50%, 90% ou 99% do pecado, mas de toda imundície.
Por quê? Por causa de nosso respeito a Deus. Ele merece nosso serviço de santificação.
Temos que ser limpos de que tipos de impureza? Paulo menciona duas amplas categorias de pecado que têm que ser expurgadas de nossas vidas:
Impureza da carne. Isto incluiria todas as formas de imoralidade e mundanismo. Pecados sexuais, embriaguez, desonestidade e todas as outras características da carne têm que ser abandonadas. Pessoas que praticam tais coisas não terão permissão para entrar na eterna comunhão com Deus (veja Gálatas 5:19-21; 1 Coríntios 6:9-11; Apocalipse 21:8).
Impureza do espírito. Impureza espiritual e religiosa também têm que ser removidas de nossas vidas. Os cristãos em Corinto estavam rodeados pela idolatria, por isso Paulo usou este exemplo específico. Estamos rodeados de uma variedade de doutrinas humanas e filosofias, práticas de espiritismo, adoração de santos e de imagens, etc. O verdadeiro cristão não pode continuar a participar de tais práticas impuras. Temos que limpar-nos de qualquer mal deste tipo (1 Coríntios 10:14), adorando somente a Deus (Mateus 4:10). Nossa adoração a Deus tem que ser de acordo com sua verdade (João 4:24). Sem nos santificar, não teremos comunhão com o Senhor que morreu por nós.
Aplicações
Vivemos
"Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca" (1 Pedro 2:21-22).
O que é aceitar a Jesus?
Importa-vos em nascer de novo?" (João 3:7)
"A isto, respondeu Jesus: Em verdade em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3)
Definição (minidicionário Aurélio, 1993): aceitar: 1 Consentir em receber (coisa oferecida ou dada). 2 Concordar com. 3 Ter como bom ou certo. 4 Assentir em algo. 5 Consentir em receber coisa oferecida ou dada.
Neste estudo veremos o que é aceitar Jesus como Senhor e Salvador, o que preciso fazer, e quais as consequências da vida cristã.
Leia e medite sobre João 3:1-15.
"A isto, respondeu Jesus: Em verdade em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3)
Definição (minidicionário Aurélio, 1993): aceitar: 1 Consentir em receber (coisa oferecida ou dada). 2 Concordar com. 3 Ter como bom ou certo. 4 Assentir em algo. 5 Consentir em receber coisa oferecida ou dada.
Neste estudo veremos o que é aceitar Jesus como Senhor e Salvador, o que preciso fazer, e quais as consequências da vida cristã.
Leia e medite sobre João 3:1-15.
NOTAS SOBRE O TEXTO: Nicodemos (cf Jo 3:1) era um homem muito sábio que entendia muito a Palavra de Deus, tanto que ele era um dos principais entre os judeus. Porém, Nicodemos, sabendo que Cristo era da parte de Deus foi ter com Ele à noite (pois tinha vergonha de ser visto). E Cristo lhe disse que ele deveria nascer de novo. Nicodemos não entendeu. Então Jesus lhe disse que ele deveria nascer no espírito.
É evidente que uma pessoa não pode gerar-se por si só. Assim também é no espírito. Pelas nossas forças ou esforços não podemos nascer de novo. Precisamos de alguém que nos gere no espírito, a saber, Jesus Cristo, o Espírito que dá vida. Logo, conclui-se que sem Jesus nem eu nem qualquer criatura pode entrar no reino de Deus.
Cristo quer que toda criatura nasça de novo (para que dela sejam retirados todos os seus pecados e também para ela receber a natureza divina), pois Jesus veio ao mundo para trazer vida (João 10:10 e João 10:7). Cristo AMA a toda criatura, independente de pecadora ou não (cf. João 3:16 e Romanos 5:8).
Mas, como em todo filme ‘bonitinho’ tem que ter sempre um problema para tudo transcorrer como desejamos; também há este problema, que é nós mesmos. Para o homem ser regenerado ele precisa 1 consentir em receber a Cristo (cf. João 1:12); e mais, precisa: 2 concordar com Cristo (ou seja, permanecer Nele cf. João 15:6), 3 ter como bom ou certo (algo que temos como bom ou certo é aquilo que cremos, e se realmente cremos (Romanos 10:11) não seremos confundidos*) 4 assentir em algo (assentir é dizer sim) 5 consentir em receber coisa oferecida ou dada (esta coisa oferecida ou dada é o perdão dos pecados pela morte na cruz, esta coisa que é oferecida ou dada também é a vida eterna (cf. João 6:40, I Pedro 2:24; I João 3:9).
Já entendeste onde entra esta história de "aceitar a Cristo", se não entendeu agora te explico: Deus quer regenerar toda criatura (nascer de novo no espírito); só que é sabido que Deus não obriga nada a ninguém - pois seu amor é verdadeiro e não compulsório -; aceitar a Cristo é dizer sim a obra de Deus (João 6:29); é o início de toda caminhada de um cristão. Logo após aceitarmos a Cristo como nosso SENHOR E SALVADOR somos regenerados. E com esta regeneração - que é feita por Deus - temos como certo em nossa vida o perdão dos pecados e por conseqüência a certeza da salvação.
Este novo nascimento no espírito só pode haver se fizermos uma ENTREGA TOTAL DE NOSSA VIDA NAS MÃOS DE CRISTO (pois Ele, por amor a nós, doou a Sua vida primeiro cf. I João 4:19).
Aceitar a Cristo é um passo que qualquer pessoa pode fazer por meio da fé, porém há muitas barreiras que são colocadas na vida da pessoa como: medo de Deus, timidez, egocentrismo, soberba (orgulho), medo de pressões da turma, medo de ser infeliz, e aí vai...
Ressalto que, fui transformado por Cristo depois que O aceitei como meu Senhor e Salvador e não antes. Portanto, entrei em uma igreja completamente alheio e alienado de Deus; mas eu disse sim a obra Dele e Ele me regenerou. Deus pode e quer fazer a mesma obra na tua vida (João 10:10), você só precisa consentir que Ele o faça, você só precisa crer. A conseqüência de não aceitar a Cristo você deve saber. (I João 5:12) "aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho não tem a vida."
Há três passos básicos a se tomar para aceitar a Cristo como Senhor e Salvador:
1. Reconhecer que é pecador afastado de Deus e que Cristo o Filho de Deus veio em carne para nos salvar. Ele morreu, ressuscitou e voltou para a presença de Deus Pai.
2. Arrepender-se dos seus pecados em confissão diante de Deus. (II Pedro 3:9) e (Atos 3:19).
3. Aceitar Cristo na sua vida, deixando Ele ser o SENHOR (e Salvador). (João 1:12) e (Romanos 10:9-13).
Caso você queira aceitar a Jesus como Senhor e Salvado nos comunique,nó queremos te auxiliar, e daremos informações adicionais.
O meu futuro será certo, meu presente é viver eternamente ♪ ( Militantes – Ficou pra trás)
Que a paz do Senhor esteja com todos, amém!
Macumba pega em Crente?
É muito comum ouvirmos pelas esquinas das nossas cidades a seguinte expressão:
- “Minha vida está um verdadeiro caos! Acho que fizeram macumba para mim!”
Por si só esta frase é suficiente para desequilibrar a vida de muita gente, até porque, o brasileiro além de místico é extremamente supersticioso.
mais e agora? macumba pega? Será que mal olhado, mandingas, trabalhos encomendados podem causar danos na vida do crente? Ai meu Deus pisei num trabalho de feitiçaria numa encruzilhada, o que será de mim?
Caro leitor, ainda que não despreze a realidade do mundo espiritual, nem tampouco as artimanhas do inimigo de nossas almas, não vejo porque de nos amedrontarmos diante de possíveis obras de feitiçaria. As Sagradas Escrituras afimam categoricamente que Satanás não pode possuir o cristão autêntico, o qual é morada do Espírito Santo. Além disso, a Palavra de Deus é absolutamente clara ao ensinar de que o crente em Jesus é propriedade exclusiva de Deus, o qual não pode em hipótese alguma ser violado pelo diabo.
A Bíblia enfatiza que aquele que está em Cristo, está incólume à possessão demoníaca. É importante que entendamos, que antes de Cristo entrar em nossas vidas, éramos por natureza filhos da ira, dominados pelo mundo, pela carne e pelo diabo e estávamos debaixo do juízo de Deus (Ef 2.1-3); agora, fomos perdoados e aceitos pelo Senhor, adotados como filhos em Cristo; eliminando definitivamente toda condenação existente contra cada um de nós (Rm 8.1). Em virtude disto, Satanás já não tem mais qualquer autoridade ou direito sobre as nossas vidas.
Vale a pena ressaltar de que em dias onde heresias têm se multiplicado drasticamente em nossos púlpitos, torna-se necessário ensinarmos acerca da relação que o crente desfruta com Deus. O fato de estarmos em Cristo nos torna livres de pragas, maldições, encostos, maus-olhados, "olho gordo", despachos e , trabalhos de macumbaria.
Louvado seja o Senhor pela sua infinita graça, pelo perdão dos pecados e pela salvação eterna! Somos de Cristo, pertencemos a Cristo e o maligno não nos toca!
15.7.10
Como um jovem pode vencer a tentação
“Não veio sobre vós tentação senão humana; mas fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes com a tentação dará também o escape para que possais suportar” (I Coríntios 10.13).
Algo que tem estado presente na vida dos jovens, nesses últimos dias chama-se “tentação”. Nunca uma palavra trouxe tanto incômodo e desconforto quanto esta. Afinal, a tentação se processa na alma e influencia a carne para que obedeça aos seus impulsos. Por que será que ela é tão difícil de ser vencida? Porque está diretamente ligada aos nossos desejos, e o homem, como um ser egocêntrico por natureza, apresenta uma dificuldade imensa de negar-se a si mesmo. Para compreender o por quê de sermos tentados diariamente faz-se necessário observar alguns pontos interessantes, a saber:
A tentação surge na vida de um jovem quando ele propõe em seu coração agradar a Deus.
Quantas vezes tomamos a decisão de nos santificar, de mudar nossa postura diante de Deus, de mergulhar sem reservas no Rio da Glória do Senhor, e somos confrontados com tentações fortíssimas que querem impedir o cumprimento deste intento. A explicação mais sensata acerca dessa ocorrência é que Deus pode estar permitindo estas tentações para nos libertar de um pecado que nos assedia e que tenha grande força sobre nós. O Senhor quer transformar a nossa fraqueza em fortaleza, nos revestir da armadura para que possamos resistir no dia mau e havendo feito tudo, permanecermos firmes.
A tentação surge na vida de um jovem quando este recebe uma promessa que redundará em louvor e glória ao nome do Senhor.
Você já parou para observar que quando recebemos uma palavra vinda da parte de Deus, o inimigo se levanta furioso tentando nos fazer lembrar coisas do passado? Ou nos coloca em situações onde os nossos pontos mais vulneráveis são despertados, colocando em dúvida a Palavra que o Senhor nos falou? Isto acontece porque o diabo sabe que Deus está investindo em nós, que o nosso Pai Celestial nos escolheu para uma grande obra e que almas serão alcançadas através das nossas vidas. O inimigo teme um jovem cheio do espírito santo, porque o próprio Deus usando o apóstolo João disse: “Eu vos escrevi jovens porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós e já vencestes o maligno” (1 João 2: 14).
A tentação surge na vida do jovem quando este está desempenhando um cargo de responsabilidade na Casa do Senhor.
Todas as vezes que estamos trabalhando com afinco, nos doando para a Obra, servindo a Deus com alegria, vislumbrando os frutos do nosso trabalho, surgem nas nossas vidas investidas ferozes por parte das trevas tentando impedir que o trabalho que estamos efetuando prospere. Estas investidas podem surgir nas áreas emocional, profissional, e espiritual com o único objetivo de fazer cair aquele que está de pé. Mas nos alegremos porque o Senhor afirma de forma veemente, na sua Palavra: “mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido” (Salmos 91: 7).
Como o Jovem pode vencer as tentações? Observando o exemplo do Senhor Jesus. O Capítulo quatro do Evangelho de Mateus registra uma passagem conhecida como a Tentação de Cristo. E é desse texto que podemos extrair lições espirituais tremendas para todo aquele que quer triunfar sobre as tentações. A palavra de Deus diz que Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo; e depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome (v 1,2). Jesus sabia com bastante clareza qual era o propósito de haver sido enviado a terra, e mesmo tendo forma de Deus, não usurpou ser igual a Ele, antes aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2: 6,7). Ele tinha ciência de suas prerrogativas, mas mesmo assim orou e jejuou, pois sabia que o espírito é o que vivifica, e a carne para nada se aproveita. Se o nosso Senhor precisou jejuar e orar para prevalecer sobre as tentações, imagine cada um de nós vivendo em uma sociedade corrompida onde os valores são invertidos e só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, o adulterar e há homicídios sobre homicídios (Oséias 4: 2). Devemos estar atentos, pois o próprio Jesus falou: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação, o espírito na verdade está pronto mais a carne é fraca”.(Mateus 26: 41). Procuremos estar a sós com o Senhor, fechando a porta do nosso quarto e orando em secreto para que quando nós formos tentados, o poder de Deus venha a se aperfeiçoar na nossa fraqueza e nós possamos dizer: Eu sou forte (Joel 3: 10).
Outra lição que podemos extrair do texto é que durante a sua tentação Jesus declarou várias vezes: “Está escrito”. Se Cristo não fosse um profundo conhecedor das escrituras, no momento da tentação, as palavras de Satanás poderiam tê-lo ludibriado. Mas Jesus tinha o hábito de meditar nas escrituras e isso fez toda a diferença. “Disse o tentador: Se tu és o filho de Deus, manda que estas pedras se transformemem pães. Respondeu Jesus : Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o Diabo o levou a cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és o filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens ao seu respeito e eles te tomarão nas suas mãos para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o esplendor deles. E lhe disse: Tudo isto te darei se prostrado me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te Satanás porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás.” ( Mt 4. 3-10 ). Observando atentamente esta passagem vemos que Cristo foi confrontado com as alternativas que naquele momento pareciam ser a melhor solução para os seus problemas; afinal, Cristo estava jejuando a quarenta dias e quarenta noites e a fome já o incomodava. Porque não transformar as pedras em pães? Ou de repente se atirar de sobre o pináculo do templo e de forma miraculosa ser seguro por anjos desafiando a morte, mostrando para todos que realmente ele era o messias esperado por Israel? Ou quem sabe com uma simples “ajoelhadinha” ser o detentor de todos os reinos do mundo? Isto parece atraente não? Só que a sua sedição neste momento poderia frustrar a sua missão como salvador do mundo. Se Cristo não fosse um leitor assíduo das escrituras, a soberba, a sedução das riquezas e os prazeres mundanos poderiam tê-lo vencido.
Isto é uma grande lição para nós jovens, que durante a nossa vida terrena convivemos diariamente com situações que procuram nos afastar ao máximo da nossa comunhão com Deus. Seja na faculdade, na escola, no trabalho, na rua, em casa ou onde quer que nós estejamos, os banquetes e manjares mais atrativos são postos diante de nós. Por isso é importante memorizarmos textos bíblicos diariamente para sermos prudentes como os crentes bereianos, que conferiam as palavras de Paulo nas escrituras para ver se elas estavam realmente de acordo (Atos 17: 11). Só venceremos a carne e o maligno se a palavra de Deus permanecer em nós e a escondermos em nosso coração para não pecarmos contra o Senhor.
Lembremos jovens, Deus nos chamou desde o ventre de nossa mãe e nos comissionou para uma tão grande obra. Por isso é importante não ceder as tentações, mas vencê-las com vigilância, jejum, oração e leitura da palavra. Façamos isto em louvor, honra e glória ao Senhor dos exércitos, pois nos momentos de maior dificuldade ele nos dará o escape.
Algo que tem estado presente na vida dos jovens, nesses últimos dias chama-se “tentação”. Nunca uma palavra trouxe tanto incômodo e desconforto quanto esta. Afinal, a tentação se processa na alma e influencia a carne para que obedeça aos seus impulsos. Por que será que ela é tão difícil de ser vencida? Porque está diretamente ligada aos nossos desejos, e o homem, como um ser egocêntrico por natureza, apresenta uma dificuldade imensa de negar-se a si mesmo. Para compreender o por quê de sermos tentados diariamente faz-se necessário observar alguns pontos interessantes, a saber:
A tentação surge na vida de um jovem quando ele propõe em seu coração agradar a Deus.
Quantas vezes tomamos a decisão de nos santificar, de mudar nossa postura diante de Deus, de mergulhar sem reservas no Rio da Glória do Senhor, e somos confrontados com tentações fortíssimas que querem impedir o cumprimento deste intento. A explicação mais sensata acerca dessa ocorrência é que Deus pode estar permitindo estas tentações para nos libertar de um pecado que nos assedia e que tenha grande força sobre nós. O Senhor quer transformar a nossa fraqueza em fortaleza, nos revestir da armadura para que possamos resistir no dia mau e havendo feito tudo, permanecermos firmes.
A tentação surge na vida de um jovem quando este recebe uma promessa que redundará em louvor e glória ao nome do Senhor.
Você já parou para observar que quando recebemos uma palavra vinda da parte de Deus, o inimigo se levanta furioso tentando nos fazer lembrar coisas do passado? Ou nos coloca em situações onde os nossos pontos mais vulneráveis são despertados, colocando em dúvida a Palavra que o Senhor nos falou? Isto acontece porque o diabo sabe que Deus está investindo em nós, que o nosso Pai Celestial nos escolheu para uma grande obra e que almas serão alcançadas através das nossas vidas. O inimigo teme um jovem cheio do espírito santo, porque o próprio Deus usando o apóstolo João disse: “Eu vos escrevi jovens porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós e já vencestes o maligno” (1 João 2: 14).
A tentação surge na vida do jovem quando este está desempenhando um cargo de responsabilidade na Casa do Senhor.
Todas as vezes que estamos trabalhando com afinco, nos doando para a Obra, servindo a Deus com alegria, vislumbrando os frutos do nosso trabalho, surgem nas nossas vidas investidas ferozes por parte das trevas tentando impedir que o trabalho que estamos efetuando prospere. Estas investidas podem surgir nas áreas emocional, profissional, e espiritual com o único objetivo de fazer cair aquele que está de pé. Mas nos alegremos porque o Senhor afirma de forma veemente, na sua Palavra: “mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido” (Salmos 91: 7).
Como o Jovem pode vencer as tentações? Observando o exemplo do Senhor Jesus. O Capítulo quatro do Evangelho de Mateus registra uma passagem conhecida como a Tentação de Cristo. E é desse texto que podemos extrair lições espirituais tremendas para todo aquele que quer triunfar sobre as tentações. A palavra de Deus diz que Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo; e depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome (v 1,2). Jesus sabia com bastante clareza qual era o propósito de haver sido enviado a terra, e mesmo tendo forma de Deus, não usurpou ser igual a Ele, antes aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2: 6,7). Ele tinha ciência de suas prerrogativas, mas mesmo assim orou e jejuou, pois sabia que o espírito é o que vivifica, e a carne para nada se aproveita. Se o nosso Senhor precisou jejuar e orar para prevalecer sobre as tentações, imagine cada um de nós vivendo em uma sociedade corrompida onde os valores são invertidos e só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, o adulterar e há homicídios sobre homicídios (Oséias 4: 2). Devemos estar atentos, pois o próprio Jesus falou: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação, o espírito na verdade está pronto mais a carne é fraca”.(Mateus 26: 41). Procuremos estar a sós com o Senhor, fechando a porta do nosso quarto e orando em secreto para que quando nós formos tentados, o poder de Deus venha a se aperfeiçoar na nossa fraqueza e nós possamos dizer: Eu sou forte (Joel 3: 10).
Outra lição que podemos extrair do texto é que durante a sua tentação Jesus declarou várias vezes: “Está escrito”. Se Cristo não fosse um profundo conhecedor das escrituras, no momento da tentação, as palavras de Satanás poderiam tê-lo ludibriado. Mas Jesus tinha o hábito de meditar nas escrituras e isso fez toda a diferença. “Disse o tentador: Se tu és o filho de Deus, manda que estas pedras se transformem
Isto é uma grande lição para nós jovens, que durante a nossa vida terrena convivemos diariamente com situações que procuram nos afastar ao máximo da nossa comunhão com Deus. Seja na faculdade, na escola, no trabalho, na rua, em casa ou onde quer que nós estejamos, os banquetes e manjares mais atrativos são postos diante de nós. Por isso é importante memorizarmos textos bíblicos diariamente para sermos prudentes como os crentes bereianos, que conferiam as palavras de Paulo nas escrituras para ver se elas estavam realmente de acordo (Atos 17: 11). Só venceremos a carne e o maligno se a palavra de Deus permanecer em nós e a escondermos em nosso coração para não pecarmos contra o Senhor.
Lembremos jovens, Deus nos chamou desde o ventre de nossa mãe e nos comissionou para uma tão grande obra. Por isso é importante não ceder as tentações, mas vencê-las com vigilância, jejum, oração e leitura da palavra. Façamos isto em louvor, honra e glória ao Senhor dos exércitos, pois nos momentos de maior dificuldade ele nos dará o escape.
Namoro Cristão ;D
Como ser puros em dias nos quais a sexualidade é tão explorada? Não é muito fácil! Hora após horas nos deparamos com o diabo oferecendo um cardápio “convidativo”, mexendo com nossos sentidos. Ao ligarmos a TV, lá está o maligno usando o erotismo com toda as suas forças; sãos as novelas e os filmes pornográficos (inclusive, o servo de Deus não deve assistir novelas ou filmes pornô); os programas humorísticos, são verdadeiros exploradores da sexualidade; nas revistas mulheres seminuas são tratadas como mercadorias à venda na feira e nas propagandas o nudismo vende de arroz a carros importados; na escola é o assunto das rodinhas de “amigos” que influenciam a muitos que se dizem “crentes”; no trabalho, é o assunto preferido dos companheiros e até na igreja os relacionamentos entre os jovens são imorais à semelhança do mundo.
A resposta de como ser puros neste mundo e:
"Guarda-te para que não sejas também tentado”. Gl 6.1
Este é o mandamento deixando por Deus a todos, sejam jovens ou anciãos!
É preciso ser cheio do Espírito Santo, andar em santidade, retidão e com o coração transbordando de amor pelo Eterno, este amor nos constrange a vivermos segundo os Seus preceitos. É provável que o nosso amor pelo Pai, nos colocará em algumas situações difícil, em relação à vida social ou mesmo profissional.
É preciso ser cheio do Espírito Santo, andar em santidade, retidão e com o coração transbordando de amor pelo Eterno, este amor nos constrange a vivermos segundo os Seus preceitos. É provável que o nosso amor pelo Pai, nos colocará em algumas situações difícil, em relação à vida social ou mesmo profissional.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça...” Mt 6.33
“Ninguém pode servir a dois senhores; ... Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mt 6.24
Amados do Senhor, melhor é servir a Deus exclusivamente, buscando colocá-Lo em primeiro lugar em todos os aspectos de nossa vida. Primeiro a vontade de Deus, em seguida a nossa! Assim deve ser a vida do Servo.
Servo de Deus: Padrão, Modelo (1Tm 4.12 e Tt 2.7)
O diabo sabiamente através de muitos canais tem ensinado que a juventude precisa aproveitar a vida, curti-la ao máximo; e nessa idéia louca, muitos pratos são apresentados, em seu interior manjares com aromas agradáveis e aparência que enche os olhos tem seduzido a muitos, destruindo totalmente as vidas.
Infelizmente é a conseqüência do pecado, da inobservância das orientações do Senhor; que
ensina-nos a dizer não ao mundo.
ensina-nos a dizer não ao mundo.
O maligno tem sabido manipular com grande astúcia aos homens e dissimuladamente planta em suas mentes, vazias do Espírito Santo, a aparência do mundo. Leva ao homem a pensar segundo os princípios da terra e a assimilar suas práticas. É comum encontrarmos nas igrejas pessoas que se dizem “crentes”, porém, tão envolvidos com o mundo e seus costumes que infelizmente é impossível vê-los como padrão ou modelo de alguma coisa boa. Sãos homens com longos cabelos e mulheres tosquiadas; piercing; tatuagens; roupas, músicas, linguagem comuns aos filhos das trevas; mente depravada; adeptos da masturbação e de relacionamentos nos quais a sensualidade vem à tona; seguidores de homens e de seus costumes. Meu Deus, é uma juventude dura, fria e doente.
Como ser modelo assim? Onde estão os “Timóteos” da casa do Senhor? Tm 1.18
Servos de Deus: Santos (1Co 6.13b; Cl 3.5; Sl 119.9)
Quando o Senhor chamou o homem para junto de Si, deu-lhe um mandamento:
"sede santos, como Eu sou" (1Pe 1.16)
"sede santos, como Eu sou" (1Pe 1.16)
A vida “santa” (segundo preceitos da lei divina) é a condição principal para a vitória diante do diabo e seus demônios. A santidade nos reveste com a armadura do Senhor, protegendo-nos do toque do maligno, de sua espada e dardos. Viver em santidade é morrer para o mundo, afastar-se do pecado e entronizar na vida o Senhor Jesus, obedecendo-O incondicionalmente até às últimas conseqüências. É impossível ser santo e continuar nas práticas comuns aos filhos das trevas! Se continuares a ter prazer em tais práticas, com certeza, o Senhor não tem prazer em tua vida!
Ame o Senhor acima de todas as coisas!
Ame o Senhor acima de todas as coisas!
Servo de Deus: Puro no Namoro (Dt 7.3,4; 2Co 6.14)
A preocupação com o namoro e até mesmo a sua prática é totalmente dispensável, quando nos deixamos guiar e olhamos as coisas com a visão do Espírito de Deus; afinal, somos participantes da providência divina. É preciso que tenhamos em mente, que o Senhor nos conhece e tem um carinho especial para com cada um de Seus servos. Nada acontece por acaso; acasos não existem para Deus! Bom e sabermos esperar, pois, no devido tempo, conforme a Sua vontade será providenciada a pessoa certa para companheiro(a). Esta busca louca, desenfreada pela "cara metade" é uma distorção da vontade de Deus. É um meio de alimentar a carne com os atos impuros que normalmente há nos namoros; vergonhosamente isto acontece entre os cristãos.
Infelizmente, o diabo tem aproveitado esta brecha para entrar e agir no meio da juventude; os costumes e atos são semelhantes aos dos ímpios. “Ficar” (antigamente: paquerar) é uma prática inconcebível ao servo de Deus; em si mesma, denota que é um relacionamento apenas para a alegria da carne, a impureza e sensualidade exacerbada são comuns.
Infelizmente, o diabo tem aproveitado esta brecha para entrar e agir no meio da juventude; os costumes e atos são semelhantes aos dos ímpios. “Ficar” (antigamente: paquerar) é uma prática inconcebível ao servo de Deus; em si mesma, denota que é um relacionamento apenas para a alegria da carne, a impureza e sensualidade exacerbada são comuns.
Cada vez é mais comum, encontrarmos em congressos e acampamentos de jovens os casais relâmpagos, que se formam e separa-se em apenas algumas horas! Na vida do verdadeiro servo de Deus não há lugar para isso.
Pais amados, ensine e aconselhe seus filhos a andarem nos caminhos da santidade!
Servos de Deus: Fiel ao Senhor (Rm 8.39)
Nos últimos anos muitos conceitos foram mudados e entraram em choque com os princípios bíblicos e outros ainda serão reformulados. A juventude foi atingida em cheio, encontra-se vivendo em um mundo preparado para o pecado, no entanto devem ser santos. O apelo a pecar é muito
forte e muitos falham, deixa-se levar.
forte e muitos falham, deixa-se levar.
A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que são! Porque a zombaria? A resposta é simples: Vivemos num mundo dominado pelas forças malignas. E a idéia principal do rei do mundo é destruir o homem.
Lamento, ver que até mesmo a igreja tem incorporado como normal muitas ações comuns ao mundo! São as reuniões “sociais” e algumas idéias insanas que as afastam do Pai.
Os namoros impuros, cheio de prazeres da carne, são formas claras e evidentes da infidelidade ao Senhor (Mt 5.28; 1Ts 4.1-8; 2Pe 2.13). Geralmente, estes relacionamentos culminam na fornicação (1Co 7.2; 6.9; Gl 5.19). É uma tragédia na vida de qualquer jovem. Fugir do pecado é uma forma sábia de agir.
Servo de Deus: Foge (2Tm 2.22)
Paulo cheio do Espírito Santo, aconselhou a Timóteo dizendo: "Foge das paixões da mocidade". É um conselho completo para você, de fácil entendimento: Foge do pecado! Foge!
O Espírito de Deus está dizendo: Evite as companhias que não edificam e o induzem ao pecado! Não freqüentes lugares, onde o Senhor não entraria!
Uma auto-pergunta: “O Senhor Jesus agiria assim?”
Jovens Cristãos Corajosos
“Jovens, escrevo-vos, porque vencestes
o maligno. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.
1Jo 2: 13b e 14b
o maligno. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.
1Jo 2: 13b e 14b
Nosso tempo é insensível aos valores morais, familiares e espirituais. Todos sofrem os impactos das mudanças que a cultura globalizada e a massificação imprimem sobre nosso viver. Essas marcas podem ser vistas de maneira clara e particular na vida dos jovens. Por isso o apóstolo do amor encoraja os crentes a observar os valores cristãos. A preocupação joanina tem fundamento: “o mundo jaz no maligno”. O teólogo Karl Bart, com sua visão teológica existencialista do homem, conseguiu penetrar no âmago, daquilo que se tornou o ser humano caído - um ser inquieto. Diz-nos Bart:
“A inquietação - a ansiedade que nos espreita em toda criação não vem desta ou daquela dor, deste ou daquele horror, anseio, ou por alguma falta de beleza; nem provém da totalidade das coisas imagináveis que lhes possam dizer respeito diretamente, porém, vem da própria condição da criatura. Essa inquietação tem a sua origem no declarado deserdamento da vida direta e na insopitável esperança que a criatura tem”.
João está preocupado com os jovens cristãos. Ora perdidos, agora, salvos mediante a cruz de Cristo. Seu desejo era de que os jovens permanecessem fundados na verdade: “já vencestes o maligno”. Pelo poder do evangelho, eles tiveram suas vidas mudadas de pessoas entregues às paixões e concupiscências da carne para servos do Deus Santo. Os jovens podem e devem subjugar as forças carnais e canalizá-las para o padrão bíblico que produz frutos aceitáveis ao Senhor: “a palavra de Deus habita em vós”.
Exercício espiritual importante é a oração. Nosso tempo não dá tempo, dizem alguns. É verdade, o mundo tenta nos escravizar quanto às atividades urgentes e não podemos ao menos contemplar o belo, porque não há tempo. Ao lado dos cuidados que temos com a vida, para sermos vitoriosos temos de colocar “tudo diante do altar”. Ao fazê-lo, devemos deixar espaço para que o Espírito Santo fale aos nossos corações. Oração é diálogo e não monólogo. Somente através dela Charles Hummel conseguia alivio à sua alma, e escreveu:
“Um período de tempo diário adequado para esperar em Deus... é a única maneira pela qual posso escapar da tirania das coisas urgentes”.
Outra ferramenta básica para continuar vencendo o maligno é a leitura da Palavra. Nesta indicação, João dá uma chave importante: “...e a palavra está em vós...”. Em seu evangelho, o apóstolo, ao transcrever um discurso do Mestre, afirmou que, em estando em Cristo e, se suas palavras estiverem presentes nas vidas das pessoas, pode-se até pedir tudo, segundo a vontade de Deus, que será realizado.
Ora, em toda a apresentação da Bíblia há uma homogeneidade quanto ao valor da verdade como revelação especial de Deus ao homem. O salmista atestou que escondeu a Palavra em seu coração para não pecar contra o Senhor. Ter a Palavra guardada no coração é arma de valor imensurável para se vencer “este mundo tenebroso”. É preciso saturar a mente com as coisas do Reino.
Quantas informações recebemos durante o dia, através dos canais tecnológicos e humanos? Muito provavelmente, a maioria delas não tem o aval do Senhor santo e justo. É na Palavra de Deus que temos assegurado conhecer a vontade do Senhor. Devemos amar a Bíblia. Nela meditar. Dela obedecer a seus ditames. Martinho Lutero, o reformador alemão do Século XVI, tinha uma paixão tão grande pela Bíblia, que “virou” o mundo de seus dias de ponta-cabeça (coisa de jovem...), através da renovação que a Palavra lhe produziu. Ele a amava e declarou o seu amor:
“O que o pasto é para o rebanho, a casa para o homem, o ninho para o passarinho, a penha para a cabra montês, o arroio para o peixe, a Bíblia é para as almas fiéis”.
O jejum é outra ferramenta adequada. No mundo europeu e na América, onde já há mais problemas com a obesidade do que com a fome; tirar um momento para jejuar parece algo tão inusitado, estranho, que não se dá mais o valor que lhe cabe.
Ao dedicarmos ao jejum, principalmente aquele de Isaías capítulo cinqüenta e oito, das coisas desagradáveis, Deus opera em nós, pois estamos a declarar que o Senhor reina em nosso viver, que valorizamos a comunhão com o Senhor de Todas as Coisas, em detrimento dos valores, padrões e ditames mundanos.
É preciso exercitar estas ferramentas para que obtenhamos vitória em nossa caminhada. Empiricamente, todo aquele que sucumbe na vida espiritual, deixou os exercícios destas ferramentas.
Parece-nos desnecessário, descabido e até impossível viver uma vida de vitória sobre a carne, mundo e Satanás. Embalados por esta idéia, alguns, não poucos, têm vivido à risca, o que o famoso poeta português Luís de Camões deixou escrito: “Coisas impossíveis, é melhor esquecê-las que desejá-las”.
Entretanto, João, nesta passagem, menciona pessoas que haviam vencido o maligno e vencido sua doutrina, vencido seu modo de vida maligno, convites, fantasias - máscaras haviam sido descobertas. Jovens que venceram a estratégia de Satanás em tornar frio o que estava quente - pelo Criador; em tornar escuro o que se produziu em luz; em odiar, quando o amor era o imperativo. Jovens visionários num mundo mau, mas, vencendo os problemas e dificuldades pelo exercício da fé em Cristo, alcançada pelo sacrifício na cruz, pela justificação, regeneração e autêntica santificação.
Não era somente saborear a vitória que ocorreu no passado, mas continuar a vencer. João estava diante de pessoas que venceram o mundo mau de sua época. Cada era reserva dificuldades adequadas. Jovens que eram fortes, porque estavam municiados com a Palavra de Deus. Se o mundo gentílico, dado às orgias dos tempos de João pôde ser vencido, nosso tempo, desprovido de nobreza e escasso de bons valores, apesar de toda a liberdade conquistada a partir da revolução francesa, também o pode ser. O Senhor está conosco e tem o controle de todas as coisas.
David Brainerd foi um jovem visionário que, no século XVIII, deixou as facilidades de seu tempo e embrenhou-se pelo interior a pregar aos Navajos americanos. Depois de alguns anos, por causa de seu ministério, já fraco, doente, preparando-se para estar com Cristo, deixando uma noiva que o amava, declarou ao seu irmão que o assistia na “hora da morte” - Israel Brainerd, o seguinte: “Digo, agora, morrendo, não teria gasto a minha vida de outra forma, nem por tudo que há no mundo”. Ele tinha apenas vinte e nove anos de idade.
Jovens dignos num mundo indigno. Jovens fortes que vencem o maligno. Jovens firmados na Palavra, produzindo frutos para a vida eterna. Continuem a ouvir o belo e sábio conselho de João.
.......................
Por: Manuel Sabino Neto que é pastor da IPRB
Assinar:
Postagens (Atom)